Sempre que falarmos em autoconhecimento, estaremos falando sobre nós mesmos. Isto é, como indivíduos que somos, a forma como nos expressamos em relação às pessoas, nossos pensamentos, sentimentos e emoções, talentos e virtudes que possuímos, defeitos e características que nos são próprias, e assim por diante.

Todo aquele que pretende conhecer a si próprio, deve estar ciente de que se trata de uma caminhada que requer, acima de tudo, perseverança.

Autoconhecer-se costuma levar tempo. Às vezes uma vida toda. Quem sabe, a eternidade!

Imagem relacionadaDiz-se que conhecer a si próprio é como escalar uma montanha, onde você pode escolher o caminho, planejando cada passo a ser dado, de modo que, se tiver um bom planejamento (e também um pouco de sorte), poderá percorrer uma trilha menos penosa, diferente de outras pessoas que, por alguma razão, encontram subidas muito íngremes e pedregosas, parecendo que a montanha do autoconhecimento lhes dificulta a subida.

Porém, se você consegue vencer os obstáculos naturais, na medida em que sobe a montanha, consequentemente conseguirá enxergar as coisas de maneira mais ampla. Não é por acaso que todas as pessoas, quando aprendem coisas novas e, portanto, quando sobem um pouco mais a montanha da evolução, mudam seus pensamentos, opiniões e atitudes em relação ao mundo que lhes cerca. E acredite, a evolução nos muda para melhor!

Vamos a um exemplo. Algumas pessoas optam fazer um curso de idiomas porque desejam viajar para determinado país. Elas desejam interagir com os habitantes locais e só de pensarem nesta possibilidade, sentem grande prazer e alegria. Sem dúvidas, é uma forma de buscar o autoconhecimento, já que elas estão adquirindo conhecimentos novos, mas acima de tudo, estão colocando-se à prova, desafiando-se. Este tipo de atitude costuma trazer engrandecimento para a alma.

Por outro lado, você pode fazer um curso de idiomas e descobrir ter grande facilidade no aprendizado de um novo idioma, então podemos dizer que você poderá usar isto em seu próprio favor. Já pensou tornar-se professor, tradutor ou intérprete? Pois é! Muitas pessoas obtiveram magníficas oportunidades em suas vidas depois de terem aprendido algo novo.

Veja, fazer um curso de inglês é algo tão corriqueiro, tão comum que grande parte das pessoas sequer se interessaResultado de imagem para english course por isso! Porém, o que essas pessoas não sabem é que há uma vasta literatura em língua inglesa – livros que levarão alguns séculos até que sejam traduzidos para outros idiomas. Se você tem tempo e paciência para esperar, tudo bem, mas se você é daqueles que gostam de trilhar seus próprios caminhos, fazer a própria sorte, criar as próprias oportunidades, então o caminho mais fácil para descobrir potenciais naturais – aquilo que chamamos de “talentos”, é autoconhecer-se!

O movimento de olhar para si próprio permite que você aprenda a coordenar esforços e potencialidades que possui, e focá-las na realização de um objetivo pessoal, seja ele qual for. Pois a cada coisa que você conseguir realizar, terá dado mais um passo rumo ao autoconhecimento.

Esse estudo será realizado na forma de artigos periódicos semanais, posto que você terá tempo para refletir, enviar questionamentos, sugerir temas a serem publicados e interagir com o autor.

Lições de Psicossíntese

É um estudo desenvolvido com base na Psicossíntese, um ramo da Psicologia Experimental criado por Roberto Assagioli.

Eu tenho aplicado esse material com grande sucesso e resultados importantes para o cotidiano de todos aqueles que realizaram meus cursos. E, estou certo, este material poderá ser útil na vida de qualquer pessoa que se disponha olhar para si, com o intuito de se autoconhecer.

É importante mencionar que, muito embora você consiga encontrar pistas bastante sólidas de modo a estabelecer um bom plano de ação, isso em nada substitui um bom Coach que domine os conceitos da Psicossíntese. Se sozinho você será capaz de escalar a montanha, na companhia de um Coach, provavelmente você receberá uma boa quota de motivação diária a fim de que não desista no meio do caminho e consequentemente não consiga avistar a beleza de um céu puro e um horizonte amplo.

Se você deseja se autoconhecer, este poderá ser o seu ponto de partida! Portanto, descubra como a Psicossíntese pode te ajudar a se conhecer melhor!